Portal Sul (séc. XVI)

Seguindo uma prática comum em toda Europa, este portal foi transformado num retábulo, esta verdadeira fachada-retábulo, terá sido realizada no período de 1488 a 1515, sendo atribuída aos arquitectos Tomé Tolosa, Francisco Fial e Pero Galego.
Caracteriza-se por uma composição em relevo com arquitrave sobrelevada por um frontão triangular, onde está inserido um conjunto de nichos com imagens de S. Pedro, S. Paulo, S. Lucas e S. Marcos. Aparecem também duas figuras identificadas como o rei D. Manuel e uma das suas esposas, no entanto segundo o povo estas duas imagens representam Adão e Eva. Podem-se ainda visualizar outras duas figuras simbolizando a esperança e caridade e no frontão está representada Nossa Senhora da Assunção ou dos Anjos.
Apesar de não ser a porta principal do templo é nítida a diferença entre o portal principal Oeste e o lateral Sul, o primeiro apresentando-se relativamente simples e sem profundidade e o segundo trabalhado quase como se fosse o principal. Esta realidade deve-se possivelmente ao facto do frontispício se situar muito próximo da muralha existente na época, resultando no seu acesso por uma viela muito estreita. Ao invés o portal sul estava voltado para a vila, sendo servido por uma via dupla. Na origem desta configuração estava a lei ou uso de que a porta principal da igreja abrisse para ocidente. Outra questão importante para toda a sua exuberância decorativa será a constatação de que o portal sul se encontra alinhado axialmente com a Capela dos Mareantes.
Durante a Guerra da Restauração, a Igreja foi alvo de bombardeamento Espanhol o que contribuiu para que algumas das esculturas que faziam parte do portal Sul tombassem por terra. Durante a intervenção dos Monumentos Nacionais nos anos 30 do século XX foi reconstruída a escada em cantaria junto ao portal Sul.


Sem comentários:

Enviar um comentário