Sacristia e Sala do Consistório (séc.XVIII)

A Sacristia Espírito Santo tem dois pisos e foi construída posteriormente à igreja, em 1732. No R/C destaca-se o tecto em madeira de castanho trabalhada do séc. XVIII. Podemos encontrar no seu interior dois arcazes, um do séc. XVIII e outro do séc. XIX, ambos recuperados na última intervenção de restauro. Possui também uma mesa trabalhada em pedra do séc. XVII, uma fonte em pedra do séc. XVIII, um Crucifixo em madeira do séc. XVII estilo maneirista e uma porta de ferro fundido do séc. XVIII/XIX com 3 chaves. O primeiro piso, Sala da Confraria das Almas ou Consistório, apresenta um arcaz do séc. XVIII com um nicho em talha dourada onde existe uma imagem de S. Jorge na sua vitória sobre a serpente. Podemos ver também uma mesa de reunião utilizada pela Confraria da Almas do séc. XIX, um Altar de pedra do séc. XVIII representando o calvário com as imagens em pedra de S. João e Nossa Senhora, a de Cristo em madeira e as armas da Santa Sé sustentadas por dois anjos, um armário do séc. XIX para guardar alguns materiais, como livros e alfaias litúrgicas, contendo também com um cofre com 5 chaves e ainda um cofre em ferro policromado do séc. XIX onde a abertura feita através de chave e código de letras. Podemos ainda visualizar um quadro com uma transcrição de um Breve (carta papal) de 1750, onde se atribui uma especial graça a todos os altares da igreja e aos sacerdotes que neles celebrem missa pela alma de qualquer confrade da Confraria das Almas e um Vitral pertencente à Capela do Bom Jesus dos Mareantes. Neste andar existe também uma sala de depósito de imagens e materiais pertencentes à igreja, onde podemos ver um outro vitral e uma Cornija de cachorros do tipo zoomórfica. Estes vestígios são testemunhos de que estas eram paredes exteriores da igreja antes da construção da sacristia.
Este espaço da sacristia além de estar aberto ao público através de visitas guiadas oferece também aos visitantes um serviço de exposições temporárias com algumas Imagens e esculturas do espólio deste monumento.
A Sacristia foi alvo de intervenções de fundo durante os restauros dos anos 30 do séc. XX, mais focado nos aspectos arquitectónicos e no último entre 2001 e 2008, mais centrado na conservação e recuperação dos materiais.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário